perguntas frequentes

  1. Todos os locais precisam ser projetados ou podemos selecionar um para elaborar a proposta?
  2. A Chamada fornece algum certificado de participação? A inscrição é paga? Quais são os custos?
  3. Nas palafitas onde eu posso ter acesso, eu posso escolher se o faço por cima ou por baixo? No caso, por exemplo, da "Palafita dos cachorros", posso acessá-la pelo nível do hall do prédio?
  4. Posso enviar mais de uma sugestão de uso? Uma das minhas propostas une algumas das edificações em um único projeto, é possível? Os recursos material e humano serão disponibilizados por quem? Uma das minhas proposições utiliza material de uma empresa, vocês têm algum modelo de carta convite para fornecedores?
  5. Por que não há prêmio para os projetos selecionados? Considerando o trabalho e os esforços dos artistas.
  6. Haverá remuneração aos artistas?
  7. Sou estudante e pretendo me inscrever, o formulário de inscrição deve ser feito no nome da pessoa graduada? O meu nome não aparece?
  8. Referente à base de apresentação, como devemos montar os requisitos propostos no edital, existe algum formato de prancha para montagem das mesmas?
  9. Existe um limite de orçamento para os projetos a serem executados?
  10. Me inscrevi como responsável pelo meu grupo sem antes ter visto que precisava ser graduada na minha área de atuação - o que ainda não sou! Então gostaria de retirar minha inscrição para que o colega formado possa se inscrever como responsável pelo nosso grupo.
  11. Sou estudante do último semestre e estou com dúvida sobre qual a minha categoria de inscrição, já que em janeiro terei concluído o curso, mas não terei ainda comprovante de conclusão.
  1. Todos os locais precisam ser projetados ou podemos selecionar um para elaborar a proposta?
  2. Conforme item 2.2 do Edital:
    "2.2 Cada participante (ou equipe) deverá desenvolver 1 (uma) proposta de intervenção para a palafita de apenas 1 (um) dos 10 (dez) edifícios selecionados, ficando vedada a inclusão de mais de (1) um projeto ou de projetos de intervenção em mais de (1) uma palafita. As intervenções devem procurar dialogar, aludir ou inserir-se no contexto da palafita escolhida."

  3. A Chamada fornece algum certificado de participação? A inscrição é paga? Quais são os custos?
  4. A Chamada não fornece certificados de participação, mas, considerando que todos os projetos habilitados serão exibidos no site, a participação é facilmente comprovável.

    Conforme item 4.6 do Edital:
    "4.6 Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição para a participação na Chamada."

  5. Nas palafitas onde eu posso ter acesso, eu posso escolher se o faço por cima ou por baixo? No caso, por exemplo, da "Palafita dos cachorros", posso acessá-la pelo nível do hall do prédio?
  6. Propostas que considerem acesso público deverão solucioná-lo sempre a partir da área externa do prédio. Os acessos a partir da área interna dos edifícios serão controlados pelo respectivo condomínio e serão permitidos apenas para soluções técnicas de execução.

  7. Posso enviar mais de uma sugestão de uso? Uma das minhas propostas une algumas das edificações em um único projeto, é possível? Os recursos material e humano serão disponibilizados por quem? Uma das minhas proposições utiliza material de uma empresa, vocês têm algum modelo de carta convite para fornecedores?
  8. - Resposta às duas primeiras questões
    Conforme item 2.2 do Edital:
    "2.2 Cada participante (ou equipe) deverá desenvolver 1 (uma) proposta de intervenção para a palafita de apenas 1 (um) dos 10 (dez) edifícios selecionados, ficando vedada a inclusão de mais de (1) um projeto ou de projetos de intervenção em mais de (1) uma palafita. As intervenções devem procurar dialogar, aludir ou inserir-se no contexto da palafita escolhida."

    - Resposta à terceira questão
    Conforme item 10.5 do Edital:
    "10.5 Caso Outros Territórios avance para a Fase 2, os autores das propostas selecionadas serão convidados oportunamente a desenvolver seus projetos e afinar os detalhes da produção da intervenção, observado o disposto no item 12.1.2 deste Edital."

    - Resposta à quarta questão
    Nesta etapa não fornecemos este tipo de material.

  9. Por que não há prêmio para os projetos selecionados? Considerando o trabalho e os esforços dos artistas.
  10. Não há premiação em dinheiro na Fase 1. As propostas selecionadas comporão a exposição que será realizada no Viaduto das Artes, e, caso a Fase 2 seja concretizada, seus autores serão convidados a afiná-las tecnicamente e receberão uma verba para sua execução.

    Além disso, ao final da Fase 1, todas as propostas inscritas que atenderem aos critérios de habilitação serão também disponibilizadas para consulta no endereço www.outrosterritorios.com.br, conformando uma galeria online das diversas possibilidades de ocupação apresentadas.

  11. Haverá remuneração aos artistas?
  12. A remuneração deve estar incluída no orçamento da proposta, que deve observar o valor de R$ 20.000,00.

  13. Sou estudante e pretendo me inscrever, o formulário de inscrição deve ser feito no nome da pessoa graduada? O meu nome não aparece?
  14. Sim, a inscrição deve ser realizada em nome do integrante graduado. Isto porque, considerando-se a execução da proposta o objetivo principal da Chamada, deve haver um responsável apto a responder tecnicamente por ela. O nome dos outros integrantes, estudantes ou graduados, deve ser inserido na sessão "Equipe" no formulário online recebido por email. A equipe completa será exibida na ficha técnica do projeto em exposição.

  15. Referente à base de apresentação, como devemos montar os requisitos propostos no edital, existe algum formato de prancha para montagem das mesmas?
  16. Conforme item 5.1 do Edital:
    "5.1 As propostas deverão ser apresentadas em um arquivo único de formato PDF, de até 10 páginas A3 (42x29.7cm) ou 20 páginas A4 (29,7x21cm), em orientação livre (retrato ou paisagem), respeitando o limite de tamanho em megabytes do arquivo, conforme determinado no formulário de envio."

  17. Existe um limite de orçamento para os projetos a serem executados?
  18. Conforme item 2.5 do Edital:
    "2.5 Considerando-se que a exequibilidade é um desses critérios de avaliação, as propostas deverão observar o valor de [R$ 20.000,00 (vinte mil reais)] como limite máximo de custos, que deverão ser discriminados de forma resumida conforme item 5.2."

  19. Me inscrevi como responsável pelo meu grupo sem antes ter visto que precisava ser graduada na minha área de atuação - o que ainda não sou! Então gostaria de retirar minha inscrição para que o colega formado possa se inscrever como responsável pelo nosso grupo.
  20. Não tem problema, pois a inscrição só será efetivada após envio da proposta. Você pode fazer parte de outra equipe como integrante inserindo seus dados na sessão "Equipe" no formulário online recebido por email do responsável pela equipe.

  21. Sou estudante do último semestre e estou com dúvida sobre qual a minha categoria de inscrição, já que em janeiro terei concluído o curso, mas não terei ainda comprovante de conclusão.
  22. A comprovação será necessária no momento da execução da proposta, que não deve ocorrer antes de meados de 2019.

blocos de respostas

18_01_2019 bloco de respostas 02
21_12_2018 bloco de respostas 01

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