galeria

O fim e o infinito
palafita-gigante-II

O fim e o infinito

Autor Tiago Brito Da Silva
Equipe Tiago Brito Da Silva, Ana Claudia Fernandes Maciel, Luis Fernando Milan, Vanda Maria Quecini, Marcelo Azarias, Henrique Florentino Reis
País Brasil

Nesse universo em que o momentâneo se tornou permanente e a noção moderna de realidade absoluta, o aparente domina o concreto e a existência é percepção. Aí, a força mais capaz de deixar marcas permanentes é o efêmero, pois a estabilidade da matéria relega edifícios e ruas a condição de pano de fundo, dependentes da ação para ganharem sentido, da transformação para que se fixe seu valor simbólico.
O fim do Buritis deve ir além de sua condição material, de seu meio físico, se sua posição geográfica o coloca na fronteira da cidade, a imagem que projeta o coloca no centro, as conexões que estabelece o tornam caminho.
Sem precariedade mas cheias de projetos e legalidade, vemos os “paliteiros” do Buritis como palafitas ou pilotis? O que falta para converter seus aspectos negativos em positivos?
Revelar a estética do organismo interior, emergir o grotesco e visceral, no perigoso ato de enaltecer algo que não é afável, é ponto de partida da proposta. Afastar este elemento da dupla condição - palafita e piloti - é o desafio, quando se entende que seu caráter é incompatível com ambos.
Pretende-se, assim, simular os sistemas internos e permitir observar como as pessoas os vivenciam e como são afetadas por eles, em uma condição de ação e reação, a partir da sua condição efêmera. Experimentar um espaço sem sentido funcional, sem lógica pré-definida, com objetivo meramente estético e sensorial com o objetivo de buscar a transformação a partir da relação do indivíduo com o espaço nas suas mais diferentes escalas.
O projeto é composto por uma trama de fios em passeios em altura com redes e superfícies elásticas, que percorrem as estruturas e levam o transeunte, a esmo, a descobrir e revelar a cidade, a vizinhança e o próprio espaço interior que ocupa.
O efêmero se traduz através da deformação dos elementos da intervenção e a transformação acontece pelas revelações visuais e os pontos de vista que emergem da interação com a trama.

projetos
ordem por palafita / classificação / país

palafita-caverna

palafita-indiscreta

palafita-caleidoscópica

palafita-esbelta

palafita-dos-cachorros

palafita-comum

palafita-gigante-I

palafita-gigante-II