galeria

palafita-caleidoscópica

_paneidoscópio urbano
palafita-caleidoscópica

_paneidoscópio urbano

Autor André Luiz Ferreira Lissonger
Equipe André Luiz Ferreira Lissonger, Fagner Gonçalves Gomes, José Tarcísio Nascimento Vieira, Gileno Fernando Moreira Souza
País Brasil

PANEIDOSCÓPIO URBANO:
Mecanismo Cooperativo de Ações pelo Direito à Cidade.

O conceito do _paneidoscópio urbano é o de um dispositivo coletivo – necessariamente cooperativo – de ações éticas e estéticas. Estas ações buscam repropor, (re)significar, o(s) lugar(es) – vazios urbanos - através de manifestações que envolvem a auto/co/inter produção de arte, cultura, educação, formação, consciência em torno do sentido e da prática da cidadania.

A proposta de ocupação efêmera gira em torno da ideia de uma sensível e rica implantação topográfica envolvendo platôs, terraços escalonados e escadarias, e de uma nova espacialidade através do uso da malha estrutural residual como suporte de formas de expressão fragmentárias e caleidoscópicas. A (re) modelagem do terreno abriga uma gama enorme de variação de ocupação acomodada e mais confortável, e a trama estrutural de concreto como suporte de imagens, manifestações artísticas, performáticas, e para a criação de um segundo “solo” acima daquele primeiro (re) modelado, permitem a indicação de algumas atividades, ações que vão ao encontro das expectativas ético estéticas inerentes à gênese dessa proposta.

Mais do que a implantação de uma plateia condicionada a ser meramente expectadora, ocorre a possibilidade de sua participação, engajamento, nas possíveis manifestações. A implantação de variantes de palcos, plateias, pistas, auditórios e espaços de projeção e apresentação, avança em referências como as do eclesiastério ou do buleutério helênicos, locus de participação comunitária política.

projetos
ordem por palafita / classificação / país

palafita-caverna

palafita-indiscreta

palafita-caleidoscópica

palafita-esbelta

palafita-dos-cachorros

palafita-comum

palafita-gigante-I

palafita-gigante-II