galeria

CINE VISTA
palafita-pomar

CINE VISTA

Autor Mariana Muraoka Martin
Equipe Mariana Muraoka Martin
País Brasil

A proposta de intervenção no vazio existente na palafita é utilizá-lo para a exibição de obras cinematográficas, o CINE VISTA, um local de encontro, promovendo a cultura e o entretenimento e aproveitando-se da vista do entorno como extensão da tela.
As histórias contadas nos filmes e os momentos compartilhados com as pessoas queridas no cinema fazem com que o local permeie a memória afetiva dos frequentadores, possibilitando assim, que a população se atente para a questão da subutilização das palafitas e se engaje na proposta de promover encontros e festivais que tenham esses locais como palco, se possível com a exibição de produções locais.
A escolha da palafita Pomar se deu devido à declividade do lote, que assemelha-se à inclinação utilizada para as instalações das poltronas nas salas de cinema, assim como a locação dos pilares possibilita a instalação da tela para a projeção.
Optou-se pela a exposição de obras audiovisuais por acreditar no cinema como uma forma de revitalização do local não apenas no sentido físico, mas também estabelecendo uma ligação afetiva, transformando o espaço em um local de encontro entre diferentes camadas da população. A proposta pode ser estendida, promovendo também exibições temáticas, encontros de cinéfilos, palestras ou cursos sobre cinema.

projetos
ordem por palafita / classificação / país

palafita-caverna

palafita-indiscreta

palafita-caleidoscópica

palafita-esbelta

palafita-dos-cachorros

palafita-comum

palafita-gigante-I

palafita-gigante-II