galeria

Meu abismo
palafita-gigante-I

Meu abismo

Autor Renata Caldas
Equipe Gustavo Montenegro, Renata Caldas
País Brasil

Nessa performance, a artista caminha dentro uma grande fita de Moebius (infinita) que aos poucos se abre e se desdobra em diferentes formatos. A obra apresentará esse passeio por um abismo múltiplo; concreto e metafórico; íntimo e universal.

Além de provocar reflexões acerca dos abismos que cercam cada um nós, evidenciados e coletivizados em contextos sombrios e de abandono, uma das propostas dessa obra é subverter noções de espaço. Conhecida como símbolo do infinito, a faixa de Moebius (ou Möbius) desafia as leis da física. Foi criada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius em 1858, tendo como uma de suas características mais fascinantes ser o que os matemáticos chamam de "objeto não-orientável", ou seja, impossível de determinar qual seria sua parte de cima ou de baixo, de dentro ou de fora. O processo de criação da performance Meu abismo teve como referências obras de M.C. Escher, Daniel Santiago, Oscar Niemeyer, o documentário O equilibrista, além da obra Caminhando, de Lygia Clark.

A performance Meu abismo foi experimentada e apresentada somente no âmbito universitário, sendo parte da pesquisa de mestrado em Artes Visuais da autora. Além de proporcionar questionamentos e prazer estético, o trabalho tem como objetivo despertar a sensibilidade do público acerca das estruturas e traços arquitetônicos ao redor, dos abismos (dores, conflitos, dificuldades) individuais, metafóricos e concretos.

projetos
ordem por palafita / classificação / país

palafita-caverna

palafita-indiscreta

palafita-caleidoscópica

palafita-esbelta

palafita-dos-cachorros

palafita-comum

palafita-gigante-I

palafita-gigante-II