gallery

3 Dimensão Livre
giant-stilts-II

Dimensão Livre

Author Amanda Barbosa Da Silveira
Team Lucas Veloso Schwab Guerra, Amanda Barbosa Da Silveira
Country Brazil

Como uma aberração arquitetônica, a edificação sob palafita localizada na rua Maria Heilbuth Surette, 1295, a gigante, foi escolhida para abrigar a intervenção dessa proposta pela sua alta visibilidade no nível do pedestre e sua oportunidade de abertura à rua. O seu aspecto “submundano” e sua escala sob o terreno criam uma possibilidade de organizar um percurso permeando a palafita no sentido de vencer seu desnível e percorrer sua extensão. Subir, atravessar e descer. A proposta lança mão da movimentação e do reposicionamento de suas terras numa prerrogativa de evidenciar e questionar o valor da terra. A instalação se insere na paisagem com um aspecto cru a partir da escolha dos materiais - terra, pedra, metal e madeira - por meio de um circuito dividido em três trechos. Dentre altos e baixos de terra batida e concreto, cheios e vazios, usos e não usos, a experiência se apresenta de forma dicotômica e sensorial. A instalação revela um caráter efêmero, precário e inútil da arquitetura indicando a irracionalidade de processos urbanos e políticos da disciplina edilícia.

jury comments


Well-founded, radical, conceptual proposal based on the relationship with the materiality of the land.

It is an invitation to enter a space that is hidden and misterious. It exalts the relationship between emptiness and built space, air and earth; and questions the cost we pay to live in the city.

There are practical and creative techniques to establish the visitor's route, but with a budget possibly higher than the one presented in the proposal.

Points that can be deepened in Phase 2:
- The budget could be more detailed, and
- Provision of reflectors for night use should be considered.

proposals
order by ranking / stilt / country

honorable mentions